Fado no Porto em 2022: Guia Completo e 5 Lugares Imperdíveis

Há muitos lugares para ouvir Fado ao vivo no Porto. Mas tanto pode ouvir Fado Tradicional ao fim da tarde num ambiente intimista, como ouvir “fado para turista” num restaurante com barulho e onde se cante mal. Por isso, se está à procura de um lugar para ouvir Fado no Porto, este guia pode interessar-lhe.

Apesar de começar com uma lista de cinco lugares que recomendo, neste artigo encontrará uma lista com todos os eventos de Fado ao vivo no Porto, bem como informações importantes para saber apreciar um espetáculo desta música tradicional portuguesa.

Os 5 melhores lugares para ouvir Fado no Porto

No Porto, existem cinco lugares que se destacam pela qualidade da experiência que oferecem aos seus clientes.

Ideal Clube de Fado

Fado na Baixa

A Casa do Fado

O Fado

Fado Português

Qual lugar escolher?

1. Ideal Clube de Fado

fado porto - Ideal Clube de Fado

Experiência: Concerto de Fado (sem jantar)

Preço: 19€

Horário: Todos os dias ao fim da tarde e à noite

Duração: 1 hora

Info e bilhetes: Clique aqui

fado oporto ideal clube de fado

O Ideal Clube de Fado é um espaço especialmente dedicado à tradição mais autêntica do Fado clássico, onde vai poder ouvir alguns dos mais experientes e respeitados artistas da cidade.

Tendo em conta o conceito artístico, a qualidade do espaço e dos artistas, o Ideal Clube de Fado é atualmente o melhor lugar para ouvir Fado no Porto sem jantar.

Aqui, a emoção dos músicos, a liberdade temática dos poemas cantados, a improvisação musical e a cumplicidade entre o público e os artistas são os elementos fundamentais de cada concerto.

O espaço é muito acolhedor, tem uma decoração fantástica e proporciona espetáculos intimistas com uma acústica excelente para este tipo de música.

Também terá a oportunidade de participar numa tertúlia com os músicos 15 minutos antes do concerto. É opcional, mas aconselho se quiser saber mais sobre Fado.

Adquira bilhetes para o espetáculo do Ideal Clube de Fado

2. Fado na Baixa

fado na baixa - fado porto

Experiência: Concerto de Fado (sem jantar)

Preço: 19€

Horário: Todos os dias às 18:00

Duração: 1 hora

Info e bilhetes: clique aqui

O Fado na Baixa oferece um espetáculo onde a música ao vivo coexiste com um documentário exclusivo sobre o Fado (tem tradução para espanhol, francês ou inglês).

Este espetáculo explora diferentes manifestações que o Fado foi tendo ao longo da sua história e está dividido em cinco partes: Fado Tradicional, Guitarra Portuguesa, Fado de Coimbra, Amália Rodrigues e Atualidade. Cada uma delas começa com um excerto do documentário que ilustra o que os artistas vão interpretar.

O concerto realiza-se num edifício perto da Ribeira do Porto onde as paredes de granito acolhem um pequeno auditório.

Adquira bilhetes para o espetáculo do Fado na Baixa

3. A Casa do Fado

A Casa do Fado - fado no Porto

Experiência: Concerto de Fado (sem jantar)

Preço: 17€

Horário: Todos os dias às 19:00

Duração: 1 hora

Info e bilhetes: clique aqui

A Casa do Fado” propõe um concerto de Fado numa antiga cave em pedra, localizada na ribeira do Porto e com mesas e cadeiras que são barris adaptados para o efeito.

Aconselho este concerto se quiser ouvir Fado numa cave de pedra pequena. A meio do concerto há um pequeno momento informativo sobre o Fado.

Adquira bilhetes para o espetáculo da A Casa do Fado

4. O Fado

O Fado - Casa de Fado Porto

Experiência: Fado e Jantar em Casa de Fado

Preço médio: 40€

Horário: Segunda a Sábado a partir das 20:00

Duração: 3 horas

Info e reservas: clique aqui

O Fado - Casa de Fado Porto

O Fado é uma das Casas de Fado mais famosas e antigas do Porto. A gestão está a cargo da família Almeida que tem o maior cuidado com o seu estabelecimento.

Se quiser ir a uma Casa de Fado onde possa comer comida tradicional portuguesa confecionada ao nível dos melhores restaurantes, não hesite em ir aqui.

Reserve a sua mesa para O Fado

5. Fado Português

Experiência: Fado e Jantar em Casa de Fado

Preço: Menu de degustação de 45€ ou à la carte. A partir das 22:30, pode ir sem jantar: custa 10€ e tem a oferta de uma bebida.

Horário: Todos os dias das 20:30 às 01:00

Duração: 4 horas

Info e reservas: clique aqui

O Fado Português é uma nova casa de Fado localizada no outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Trata-se de um dos locais mais queridos pelos músicos porque a dona é uma das grandes fadistas do norte, a Sandra Correia.

Reserve a sua mesa para o Fado Português

Qual lugar escolher?

Se puder vá a todos. Mas se tiver de escolher um experimente o Guia Virtual ou siga as seguintes sugestões:

Prefere ir a um concerto de Fado sem comida?

Se quiser desfrutar de um concerto de Fado intimista sem comida, a melhor opção é o Ideal Clube de Fado.

Prefere ouvir Fado durante o jantar?

Se quiser ouvir Fado com jantar opte pelo O Fado. Se preferir um ambiente mais familiar e num local fora do circuito turístico, vá ao Fado Português.

Clique aqui se quiser saber mais sobre todos os lugares de Fado no Porto.

Porquê ouvir Fado ao vivo

“E as pessoas dizem assim: Isto é o verdadeiro Fado! (…) Mas é o verdadeiro Fado, porque aquilo, ali… estou próximo do público. E o público é cúmplice.”

Fernando Maurício, Fado Falado – Um Século de Fado

Conheço muitas pessoas que dizem que não apreciam Fado. Mas não conheço ninguém que já tenha ouvido Fado ao vivo num bom ambiente e com bons artistas que diga o mesmo.

Porque é que isso acontece? Porque a audição é apenas uma parte da experiência de Fado. O verdadeiro Fado implica partilha e cumplicidade entre os artistas e as pessoas que estão a ouvir.

Quando existe esta sintonia entre os artistas, o público e o próprio espírito do Fado, diz-se que “houve Fado” ou que “o Fado aconteceu”.

Algumas Casas de Fado incluem nos seus panfletos e cartazes mensagens como “Casa x – onde o Fado acontece”. Com isto pretendem transmitir que, para além de podermos ouvir e ver fadistas e guitarristas, vamos experimentar a sintonia entre estes e o público e, tal como dizia Fernando Maurício, vamos ser cúmplices e, assim, experienciar o verdadeiro Fado.

Por outro lado, quando estamos perante bons fadistas e guitarristas somos envolvidos por uma sonoridade que vai direta ao nosso coração e desperta emoções fortes que nos transportam para uma viagem a um Portugal profundo e místico.

Características de uma boa experiência de Fado

Mas para se ter uma experiência de Fado verdadeira, não basta apenas ouvir Fado ao vivo. Para que o Fado aconteça deve haver:

Silêncio

Bons artistas

Espaço intimista

Boa acústica

Bom público

Fado genuíno

Boa experiencia de Fado

Silêncio

O silêncio é muito importante não só para quem está a atuar, mas também para quem está a ouvir.

Para os artistas, o silêncio do público é uma demonstração de respeito e de interesse, e isto leva-os a darem o seu melhor. Já o contrário incomoda e leva a que a performance seja fingida.

“… se estiverem a fazer barulho, o nosso trabalho é despejar. Sim, é cantar, mas não é a sério…”

Fernando Maurício, Fado Falado – Um Século de Fado

Para o público o silêncio é fundamental porque, para além de usufruir de um melhor trabalho artístico, vai sentir a emoção dos artistas. Só assim é que é que é possível vivenciar o verdadeiro Fado.

Por isso existe a famosa expressão “Silêncio que se vai cantar o Fado”.

Voz de António Pedro Afonso

Bons artistas

Para o Fado acontecer é fundamental que exista uma forte conexão entre o público e os artistas, e para isso é necessário que os artistas tenham um conjunto de qualidades, sem as quais não se consegue transmitir Fado.

Por muito que se disser
O Fado é canção bairrista
Não é fadista quem quer
Mas sim quem nasceu fadista

Manuel Almeida

Para ser um bom artista de Fado, não basta ter boa voz e tocar bem. Os cantores e os guitarristas têm de dominar a linguagem e a estética específica deste estilo, que são muito distintas do pop, do jazz ou do lírico.

fadista a cantar com dois guitarristas e alguém a fumar por trás

Mas, tal como em qualquer estilo musical, o lado técnico também é importante. Quanto melhor for, mais recursos o artista tem para se expressar e comunicar com o público, pois de pouco adianta entregarem-se a 100% à música se cantam ou tocam mal.

Lembro-me de uma vez estar a tocar nas Janelas do Fado, em Matosinhos, quando um cliente pediu para cantar. Ele até parecia estar genuinamente a entregar-se à música e a querer comunicar, mas o resultado foi uma sala cheia pessoas a conter o riso… E assim não dá para o Fado acontecer!

Mas também é importante perceber que um bom fadista não precisa de corresponder ao estereótipo daquilo que a maior parte das pessoas considera um bom cantor.

Alguns dos nomes mais respeitados entre a comunidade do Fado, como Beatriz da Conceição, Alfredo Marceneiro e Rodrigo, entre outros, têm um estilo e uma forma de cantar que são extremamente respeitados no meio do Fado, mas que o público em geral pode não dar o devido valor.

Por outro lado, existem fadistas como a Mariza ou a Cuca Roseta que têm um sucesso tremendo com as massas, mas que não são especialmente apreciadas entre os verdadeiros conhecedores de Fado.

Ouça, por exemplo, esta interpretação da Beatriz da Conceição (natural do Porto) do Fado Alfacinha:

E ouça esta interpretação do mesmo Fado, mas cantado pela Mariza:

Acredito que a generalidade das pessoas prefira a forma de cantar da Mariza, mas a maior parte dos grandes apreciadores de Fado têm outras coisas em conta – originalidade, complexidade, profundidade, ritmo, intensidade da performance e domínio da linguagem – quando ouvem um fadista. Por isso preferem a Beatriz da Conceição.

Para concluir esta reflexão sobre o que é ser bom fadista, vou citar Joel Pina, uma das mais importantes personalidades da história do Fado:

Eu sei que tenho Fado dentro de mim, eu sei isso. Porque há muita gente por aí que não tem Fado. Pode ter até muita intuição musical, mas não tem Fado. O Fado… há aqui um mistério que… Sobre o Fado há diversas vozes. E umas vozes são mais profundas, vêm lá de dentro, que comunicam com a pessoa que transmite realmente essa mensagem que a pessoa pretende passar, e passa, e a outra pessoa sente-se arrepiada. Eu penso que isso é que é Fado.

Joel Pina (transcrito de “Joel Pina: O Professor“)

Espaço intimista

Como o essencial desta música está na partilha entre os artistas e o público, os espaços intimistas e acolhedores, ao favorecem a proximidade e a cumplicidade, são mais propícios para se sentir o verdadeiro Fado.

sessão de fado intimista no Porto
Casa da Mariquinhas

Para além disso, a qualidade da experiência auditiva é melhor se estivermos perto da voz e dos instrumentos.

Sobre esta questão, Raul Nery, disse o seguinte:

O fado, para ser bem cantado, precisa de um ambiente próprio. Aliás, algumas pessoas que dizem que não gostam de fado nunca o ouviram num ambiente adequado, porque não é numa sala de espetáculos que o fado pode ser melhor apreciado.

Raul Nery, Fado Falado – Um Século de Fado

Boa acústica (e sem microfones)

Pode até estar perante ótimos artistas, em silêncio absoluto e num espaço intimista, mas se não sentir a vibração da voz e das guitarras no seu corpo ao mesmo tempo que ouve, não vai ser a mesma coisa.

fado porto - a casa do fado
A Casa do Fado

O som deve ter intensidade, foco e detalhe. E isto sem microfones, porque assim vai sentir-se mais ligado aos fadistas e aos guitarristas e também porque as vibrações naturais contêm mais riqueza e autenticidade.

Bom público

Numa entrevista perguntaram a Vicente da Câmara se havia um ambiente próprio para cantar, ao que ele respondeu:

Há, são as pessoas que estão. Há umas pessoas que acham que tem de ter luzes baixas e tem de ter coisas penduradas, balõezinhos, cartazes nas paredes e não-sei-quê. Isso, a mim, nunca me afetou (…) Preocupa-me, sim, as pessoas que estão. Essas é que fazem o bom ou mau ambiente.

Vicente da Câmara, Fado Falado – Um Século de Fado

Sobre este assunto, também Raul Nery disse o seguinte:

O público que ouve o Fado deve estar em sintonia total com os fadistas que o cantam ou o tocam. Só quando se consegue essa sintonia se pode dizer que estão criadas as condições necessárias para haver um verdadeiro ambiente de Fado.

Raul Nery, Fado Falado – Um Século de Fado
Ideal Clube de Fado

Entre músicos quando se diz que “o público era bom”, significa que aconteceu a sintonia que Raul Nery fala. Quando isto acontece os artistas ficam verdadeiramente ligados à audiência e o resultado é uma melhor performance que, por sua vez, capta ainda mais a atenção e o sentimento do público.

Argentina Santos sobre a importância de um bom público disse o seguinte:

… aquilo (a vontade de cantar) tem de ser uma garra que me dá e tenho de olhar para as pessoas e tenho de ver: Gostam de Fado. Se não gostam, mão merece a pena.

Argentina Santos, Fado Falado – Um Século de Fado

Por isso, quando for a um concerto de Fado, disponha-se a relaxar e dedicar-se inteiramente à experiência. Olhe para os cantores e para os guitarristas e não para o telemóvel. Ouça, sinta e concentre-se na música.

Desta forma vai criar o ambiente certo para que os artistas deem o seu melhor e lhe abram a porta para o Fado e para o coração deles. No final de cada música não se iniba de dar feedback através de palmas calorosas para que os artistas percebam que está a gostar!

Fado genuíno

Na década de 70 João Braga perguntou a Alfredo Marceneiro como via o futuro do Fado em Portugal, ao que ele respondeu: “O futuro do Fado é que eu ouço cantar, é canções e cançonetas…” E de seguida ainda se ouve alguém a dizer “umas merdas!”

E a verdade é que eles acertaram. Hoje em dia, com exceção do Ideal Clube de Fado cujo projeto é dedicar-se exclusivamente ao Fado Tradicional, na maior parte dos espetáculos, não só no Porto mas em todo o país, vai ouvir uma mistura de fados, “canções e cançonetas” e ainda poderá ouvir marchas e folclore.

Quantas e quantas vezes eu estou aqui e, por exemplo, tenho que cantar porque está aí alguém que quer ouvir. Mas, de repente, oiço cantar a Casa Portuguesa, porque tem que ser, porque está aí muito estrangeiro que canta a Casa Portuguesa, cantar assim umas coisas muito leves e dizerem: Eh, fadista!, eu já não canto nesse dia. Já não canto, porque uma pessoa que está a dizer quando se canta a Casa Portuguesa ou quando se canta o Cheira a Lisboa ou quando se canta os Caracolitos e essas coisas, são coisas só para animar e quando ouço dizer Eh, fadista!, eu não canto porque vejo que a pessoa não percebe nada de Fado.

Essas cantigas não são Fado?

Não são Fado. E se dizem: Eh, fadista!, não percebem. Para que é que eu vou depois cantar? Depois correm comigo, se aquilo é que é bonito, se aquilo é que é bom (não deixo de dizer que aquilo é bom e que é bonito) mas não é Fado.

Argentina Santos, Fado Falado – Um Século de Fado

Há várias razões para isto acontecer. Prendem-se sobretudo com motivações comerciais e turísticas. Mas como este fenómeno acontece há algumas décadas e até a própria Amália Rodrigues, que foi a figura mais popular do Fado em Portugal, promovia este tipo de abordagem nos seus concertos, aconteceu um efeito de normalização com alguma desinformação pelo meio.

Ou seja, estamos tão habituados a que o fadista cante esta mistura que nem questionamos o que é Fado e o que não é, pois parte-se do princípio que tudo o que o fadista canta é Fado.

Para além disso, os meios de difusão musical também são alheios ao facto dos fadistas cantarem outros estilos. Por isso, rotulam como Fado tudo o que estes cantam.

Isto até deu azo a uma situação embaraçosa quando em 2019 Ricardo Ribeiro, um dos maiores fadistas da atualidade, viu o seu álbum nomeado pelos Prémios Play para melhor álbum de Fado e pediu para retirá-lo da lista por considerar que não era de Fado.

Se estiver interessado em saber mais sobre esta questão, aconselho a ler o meu artigo sobre estilos no Fado.

Entender um concerto de Fado

Para que possa apreciar melhor um espetáculo de Fado, é importante entender alguns dos elementos que o constituem.

Repertório

Importa perceber que o Fado não é, em si, uma música triste. Na sua forma mais autêntica – o Fado Tradicional – existem muitos fados para expressar emoções alegres. O fadista tem liberdade total para escolher os poemas e as temáticas.

Hoje em dia, na maior parte dos concertos de Fado, exceto no Ideal Clube de Fado que se dedica exclusivamente ao Fado Tradicional, apresentam-se 5 estilos distintos:

  • Fado Tradicional;
  • Fado-canção;
  • Marchas;
  • Folclore;
  • Outras canções;

O Fado Tradicional é o Fado no seu estado mais puro, a tradição mais autêntica do Fado clássico. É uma música sem refrão e a mesma melodia pode ser cantada com diferentes poemas. É o estilo onde há mais liberdade para o improviso e interpretação.

Exemplos: Fado Corrido, Fado Menor, Fado Alberto, Fado Bailado.

O Fado-canção é um estilo com refrão e a melodia é criada para um poema em específico. Como o próprio nome diz, há uma mistura estética entre Fado e outras canções. Devido ao refrão, as melodias mais conhecidas do Fado são neste estilo.

Exemplos: Ai Mouraria, Nem às Paredes Confesso, Vielas d’Alfama, Lágrima.

A Marcha não é Fado. É um estilo popular associado a festas de verão de santos populares. A música está dividida em duas partes: o desenvolvimento da música em modo menor e um refrão em modo maior.

Exemplos: Lisboa Antiga, Marcha d’Alfama, De Rosa ao Peito (popularizada pela Mariza sob o nome Rosa ao Peito).

O Folclore também não é Fado e engloba vários estilos tradicionais de Portugal. Podem ser adaptações ou podem ser criações com inspiração em Folclore. São músicas festivas numa tonalidade maior.

Exemplos: Fadinho Serrano, Bailarico Saloio, Fadinho da Ti Maria Benta, Sr. Vinho.

Quando num concerto de Fado for encorajado a bater palmas ao ritmo da música, provavelmente estará a ouvir Marcha ou Folclore.

Também existem outras canções que ganharam bastante popularidade no meio do Fado, mas que, na minha opinião, não se podem enquadrar na categoria Fado-canção porque ou estão demasiado afastadas da linguagem do Fado ou a sua origem deu-se em contextos musicais alheios ao Fado.

Exemplos: Uma Casa Portuguesa*, Abril em Portugal (“Coimbra”), Chuva, Dia de Folga, Meu Amor de Longe, Barco Negro.

Leia o meu artigo sobre estilos no Fado se lhe interessar aprofundar este tema.

*Não é engano. Esta música, apesar de ser cantada em quase todos os espetáculos de Fado (efeito de normalização acrítica) é uma sátira a um Portugal pobre e oprimido, foi escrita em África, num hotel cosmopolita de Moçambique, e nasceu de um episódio picaresco. Clique aqui para ler mais sobre este assunto.

Instrumentos e dinâmica musical

Normalmente o Fado tem três intervenientes: o fadista (voz), o guitarrista (guitarra portuguesa) e o violista (viola). Por vezes também se inclui um baixista.

Neste conjunto há um instrumento com uma sonoridade distinta que se chama guitarra portuguesa. Tem 12 cordas duplas (6 ordens) de aço e descende da cítara europeia e da guitarra inglesa.

O fadista tem como função cantar os poemas de forma a que a melodia e as dinâmicas musicais que imprime sejam o reflexo da mensagem que está a transmitir.

Ao guitarrista cabe o papel de tocar as melodias iniciais, de apoiar a viola, de criar um diálogo musical com a voz e também de criar texturas e cores musicais.

O violista marca o ritmo, faz os baixos e também define o caminho harmónico, num balanço específico do Fado. É como se fosse o alicerce de toda a música.

Quando existe um baixista este partilha a responsabilidade dos baixos com o violista.

O Fado vive sobretudo da improvisação e interpretação. Não há uma pauta oficial que se tenha de seguir. Uma boa interpretação respeita a identidade de um Fado, mas ao mesmo tempo inclui elementos interpretativos originais.

A estrutura musical de um fado costuma ter duas partes (A e B). Normalmente começa com uma pequena introdução instrumental relacionada com a parte B. Como é o guitarrista que toca a melodia, fica ao critério deste definir o que quer fazer. A introdução tanto pode ser uma mera forma de ajudar o fadista a entrar na música, como pode ser uma momento musical inspirador para todos.

Como não é costume haver ensaios de grupo, a dinâmica criada entre os músicos é realizada no momento. E no Fado há um jogo musical constante entre todos.

dialogo no fado

O mais percetível é o diálogo melódico entre a voz e a guitarra portuguesa. Mas a viola também entra nesta interação de uma forma mais discreta com os baixos e com texturas harmónicas.

Depois acontecem uma série de dinâmicas musicais ao nível da intensidade (crescendo, diminuendo, forte, piano, etc) que podem ser provocadas por todos, apesar de normalmente ser a voz que mais influencia.

Existe também a suspensão, que consiste num momento, usualmente precedido de um rallentado, em que o acompanhamento pára e o fadista cria um momento expressivo em que canta à vontade.

Por vezes, no meio do Fado, existe um solo de guitarra portuguesa. O guitarrista tem liberdade para recriar a melodia da voz ou para improvisar uma melodia diferente.

Também há o costume de se tocarem guitarradas nos espetáculos de Fado. São composições para guitarra portuguesa, sem voz, e não precisam de estar enquadradas no estilo de Fado.

Etiqueta num espetáculo de Fado

Uma vez que uma das características de uma experiência de Fado de qualidade é um bom público, vou ajudá-lo a perceber como é que a sua postura num concerto de Fado pode contribuir para um bom espetáculo.

Silêncio

O Fado, apesar de ser uma música popular, deve ser ouvido em silêncio. Não é uma música para fazer ambiente ou para animar um convívio entre amigos.

É preciso ter em conta que os artistas estão a fazer música em tempo real (não estão a reproduzir algo que ensaiaram inúmeras vezes) e estão inteiramente focados em comunicar com o público. Se as pessoas estiverem a conversar, para além de ser um forte fator de desconcentração, os artistas pensam que o público não quer ouvir, o que vai diminuir a qualidade da performance.

Por outro lado, sendo uma experiência auditiva, esta perde qualidade se existirem outros sons para além da música. E se estiver a conversar ao mesmo tempo que ouve não vai estar num estado de partilha e cumplicidade com os artistas, que é o principal do Fado, e também vai incomodar quem quer ouvir em silêncio

Uso de telemóvel

Para que haja silêncio é necessário desligar o telemóvel ou retirar o som e a vibração do mesmo. Usar o telemóvel para tirar fotografias ou para filmar é geralmente bem aceite, desde que as luzes e o flash estejam inativos.

Usar o telemóvel, mesmo que em silêncio, para mandar mensagens, aceder a redes sociais, emails, etc, também demonstra desrespeito para com os artistas, o que causa alguma desconcentração e, consequentemente. interfere com a performance.

Bater palmas

As palmas a seguir a cada música são permitidas e apreciadas pelos artistas. É uma das melhores formas de demonstrar que está a apreciar a performance e dar esse feedback é importante para os artistas.

No entanto, é desaconselhável acompanhar os fados com palmas porque estas atrapalham quem está a fazer o ritmo e faz com que os músicos tenham dificuldade em ouvirem-se uns aos outros. Isto aplica-se ao Fado, mas se estiverem a tocar Marchas ou Folclore é normal que peçam a sua colaboração.

Cantar com o fadista

A não ser que lhe peçam, o que pode acontecer com Marchas, Folclore e alguns temas de Fado-canção mais populares, não deve cantar com o fadista, pois interfere com a sua interpretação.

Tipos de experiência de Fado no Porto

Atualmente podemos considerar que existem quatro tipos de experiência de Fado no Porto:

Concertos de Fado

Fado e jantar

Experiências combinadas

Fado vadio

1. Concertos de Fado

Se quiser ouvir Fado no Porto ao fim da tarde, sem comida à mistura para desfrutar do espetáculo sem interferências e conhecer alguns dos melhores cantores e guitarristas da cidade, este é o tipo de experiência indicada para si.

fado porto
Ideal Clube de Fado

Estes concertos começam entre as 18:00 e as 21:00 e têm uma duração média de 1 hora. Ao contrário de um jantar com Fado onde o espetáculo é divido em várias pequenas partes ao longo da noite, nestes lugares assiste a um espetáculo sem interrupções ou com um pequeno intervalo a meio.

O preço é fixo porque o acesso é feito mediante a compra de um bilhete. Este varia entre os 15€ e os 19€ e inclui a oferta de um cálice de vinho do porto. Pode compra à porta, mas aconselho a adquirir os bilhetes online para garantir o seu lugar, uma vez que este tipo de experiência é bastante procurada.

Ao nível do espaço, ambiente e conteúdo do concerto cada sítio é único. Por isso, vale a pena perceber o que cada um deles tem para oferecer.

Existem quatro lugares com este tipo de experiência:

  1. Ideal Clube de Fado;
  2. Fado na Baixa;
  3. Casa da Guitarra;
  4. A Casa do Fado.

Clique aqui para comprar bilhetes para os concertos de Fado no Porto.

2. Fado e Jantar

No Porto há vários restaurantes que oferecem regularmente Fado ao vivo durante o jantar. Contudo, importa distinguir entre restaurantes especializados em Fado, conhecidos como Casas de Fado, e restaurantes convencionais que com alguma regularidade oferecem jantares com Fado.

Fado Português

Casas de Fado

Casa de Fado não é, ao contrário do que se pensa, o nome que se dá a qualquer lugar com Fado ao vivo. É um restaurante típico especializado em jantares com Fado.

Distingue-se de um restaurante normal porque todo o espaço e decoração são dedicados a esta temática e também porque têm sempre fadistas e guitarristas durante o seu horário de funcionamento.

Este tipo de experiência é especialmente indicado para quem quer jantar e ouvir Fado ao longo da noite e passar um momento mais prolongado com a família e amigos num convívio com Fado e comida.

A música é repartida por pequenas atuações e costuma ser intercalada com os vários momentos do jantar (entrada, prato principal, sobremesa, cafés e digestivos). Cada parte dura aproximadamente 20 minutos.

É costume nas Casas de Fado apresentarem-se pelo menos dois fadistas em cada noite: uma voz feminina e uma voz masculina.

Existem seis Casas de Fado no Porto:

  1. O Fado;
  2. Fado Português;
  3. Casa da Mariquinhas;
  4. Taberna Real do Fado;
  5. Mal Cozinhado;
  6. Arcadas de S. Jorge;

Clique aqui para garantir o seu lugar numa das Casas de Fado no Porto.

Restaurantes com Fado

Pode haver algumas vantagens em optar por este tipo de estabelecimento pois geralmente o preço é mais acessível, a ementa pode ser mais rica e variada e o ambiente mais descomprometido.

Mas normalmente a qualidade da experiência de Fado não costuma ser tão boa quanto numa Casa de Fado, uma vez que o foco do negócio é a refeição e não o Fado.

Os mais conhecidos são:

  1. Restaurante RC;
  2. Taberna do Cais das Pedras;
  3. Restaurante Luso-Brasileiro;

3. Experiências combinadas

No Porto, existem alguns lugares que oferecem um espetáculo de Fado em conjunto com outras experiências.

Fado, visita a caves de vinho do porto e degustação

caves de vinho do porto

As visitas a caves de vinho do porto são um dos principais atrativos turísticos da região. Atualmente existem dois lugares que oferecem esta experiência conjuntamente com um espetáculo de Fado:

  1. Caves Calém;
  2. Caves Rozès.

As Caves Calém oferecem um pacote turístico direcionado para massas onde a qualidade da experiência não é das melhores. A maior parte do repertório que se apresenta é “fado para turista”e o espaço não é propício para haver partilha entre os artistas e o público.

As Caves Rozès oferecem visitas privadas com várias opções de degustação. Trata-se de uma experiência premium e personalizada com um bom espetáculo de Fado intimista no final. Por isso é a única que posso recomendar.

Clique aqui para marcar uma visita privada às Caves Rozès com várias opções de degustação e um concerto intimista de Fado.

Fado e Folclore

grupo de folclore

Desde 2012 que a Herança Magna oferece um espetáculo com as duas manifestações musicais mais importantes da música tradicional portuguesa – o Fado o folclore. Antes do espetáculo há um um jantar com comida tradicional, podendo usufruir assim de uma experiência musical e gastronómica.

Se procura uma experiência de Fado intimista, esta experiência não é a mais adequada.

Clique aqui para reservar um espetáculo de Fado e Folclore com ou sem jantar.

4. Fado Vadio

fado vadio porto

O Fado Vadio, mais do que um concerto, é um convívio entre pessoas que partilham uma paixão pelo Fado. Funciona como um karaoke mas com guitarristas em vez de música gravada.

A maior parte das pessoas que cantam no Fado Vadio não são profissionais. Por isso, se procura ouvir bons artistas deve ir a um concerto de Fado ou jantar a uma Casa de Fado.

Esta experiência é especialmente indicada para quem quer cantar Fado, mesmo que seja amador, mas também pode participar como ouvinte.

Lugares onde poderá ouvir Fado Vadio:

  1. Grupo Dramático Monte Aventino;
  2. Taberna Alecrim;
  3. Restaurante Guitarra;
  4. Restaurante O Bronco;
  5. Petiscaria Boca Aberta;
  6. Casa Balsas;
  7. A Viela;

Mal-entendidos sobre o Fado no Porto

O Fado no Porto tem vindo a sofrer algumas considerações injustas. Por isso importa desmistificar algumas ideias erradas que se têm vindo a construir sobre a realidade do Fado nesta cidade.

No Porto quase não há Fado ao vivo

No Porto há dezenas de eventos com Fado ao vivo todas as semanas. Para ter uma ideia mais exata, consulte a agenda do Fado no Porto.

O Fado no Porto é turístico e em Lisboa é autêntico

Se achar que ser-se turístico é ter muitos turistas nos eventos ou depender dos mesmos, Lisboa e Porto estão na mesma posição.

Repare neste antigo postal d’A Parreirinha de Alfama, uma das Casas de Fado mais importantes de Lisboa, onde o idioma português, o inglês e o francês coexistem.

“A Parreirinha é uma casa mais pequena, mais típica, mais portuguesa, quer dizer, com mais portugueses. Não tem tanto turismo como tem o Pacheco. Tem uma casa grande. Mal dele se estivesse só a trabalhar com os portugueses. Até mesmo a Dona Argentina tem muitos estrangeiros. Tem grupos todos os dias. Se não fosse assim, ninguém sobrevivia. Infelizmente o português não vai ao Fado. Pode ir ao Fado ao fim-de-semana e as casas não podem… Nós trabalhamos todos os dias.”

Alcindo Carvalho, Fado Falado – Um Século de Fado

Em 1989, numa altura em que as Casas de Fado no Porto estavam em crise com muitas delas a fechar (havia poucos turistas no Fado do Porto), Alcindo Carvalho fala sobre a grande afluência de estrangeiros nas Casas de Fado em Lisboa e salienta a importância que estes têm para a sobrevivência das mesmas.

Atualmente, tanto no Porto como em Lisboa, os locais de Fado são maioritariamente frequentados por turistas. Mas em Lisboa, onde sempre existiu mais turismo que no Porto, o Fado já é há mais tempo um dos principais atrativos turísticos. E nas últimas décadas a afluência de turistas não só contribuiu para a manutenção das Casas de Fado em Lisboa, mas também foi o principal fator para o nascimento de muitas mais.

Do meu ponto de vista, mais do que olhar para o número de turistas, porque a maior parte dos clientes dos lugares de Fado profissional no Porto e em Lisboa são estrangeiros, há outros aspetos mais importantes:

– Os artistas cantam verdadeiro fado ou adaptam o repertório para os ouvidos menos experientes dos estrangeiros e interpretam “coisas mais leves” que não são Fado ?

– A qualidade dos artistas é boa e estes dão o máximo durante a sua performance ou estão “a despejar”?

– Os clientes são tratados de uma forma acolhedora ou com indiferença?

Acho que considerar estas questões é muito mais importante na hora de determinar um bom lugar para ouvir Fado do que contar o número de estrangeiros vs locais.

Os lugares de Fado amador oferecem uma experiência mais autêntica

Alguns guias turísticos acham que os lugares de Fado Vadio, por terem menos estrangeiros, são mais genuínos. Mas, como pude explicar, esse argumento é pouco fundamentado e há outras coisas mais importantes a ter em conta.

Para além disso, nestes locais as condições não são melhores e também não será a ouvir artistas amadores que se vai ter uma melhor noção do que é o verdadeiro Fado.

Conclusão

Está agora em condições de escolher a melhor experiência de Fado no Porto para si.

Quer esteja de passagem pelo Porto, pelo nosso país ou more cá, não deixe de conhecer através de um espetáculo ao vivo aquela que é a expressão musical mais importante deste país.